Monday, February 1, 2010

MAGA - novos projectos

Este blog serve para mostrar o meu trabalho até 2009, antes do atelier MAGA.
A partir de agora os novos projectos poderão ser vistos aqui:
MAGA site
MAGA Flickr

MAGA


Título: MAGA I.D. // Cliente: MAGA // Designer: Luís Alvoeiro + José Mendes // Type: Alvoface 2.0

Monday, November 16, 2009

Colecção Grandes Chefes









Título: Colecção Grandes Chefes
// Cliente: Visão / LeYa // Designer: Luís Alvoeiro // Type: Alvoface

Colecção de 8 livros que saíram com a revista Visão durante 2 meses de 2009. Uma iniciativa da direcção de novos negócios da LeYa.

Tuesday, October 20, 2009

Prémio LeYa > identidade



Cliente: LeYa // Título: Prémio LeYa // Agência: Ivity //
Designer: Luís Alvoeiro

O Prémio LeYa foi criado em 2008. A identidade é da minha autoria quando estava na Ivity. O troféu físico é igualmente um Y.

Tuesday, August 25, 2009

Manifesto Anti Mantas - BD


Por saudosismo resolvi colocar uma BD minha e do Carlos Guerreiro (ainda assinava Carlos Martins) já com uns bons anos. Nesta altura estávamos os dois a tentar inventar a "Linha-Clara" Portuguesa baseada no traço dos modernistas portugueses.

Para falar nela aproveito as palavras de Geraldes Lino que sempre foi de uma grande generosidade nos elogios:

O tema da banda desenhada reproduzida na íntegra é o gozo ao "Manifesto Anti-Dantas", daí o trocadilho do título "Manifesto Anti-Mantas". E como personagens principais temos Almada Negreiros, um tal "Ritinha" (Augusto Santa Rita Pintor), "Tadeu de Sousa Caroço" (Amadeu de Sousa Cardozo) e "os famosos Pessoas" (Fernando Pessoa, transfigurado em esqueleto duplicado!), um trabalho em BD notável, da autoria de uma dupla que, lá pelos idos de 80 e 90, teve grande cotação: Luís Alvoeiro e Carlos Martins, este último essencialmente argumentista, mas também ilustrador, e que a certa altura passou a assinar Carlos Guerreiro.
(bd publicada in revista Selecções BD, nº 3, I Série, de Julho 88)

Wednesday, June 3, 2009

Biblioteca António Lobo Antunes






Título: Colecção Biblioteca António Lobo Antunes
// Cliente: LeYa - Dom Quixote // Designer: Luís Alvoeiro // Type: Alvoface

Esta colecção é composta pelos livros que marcaram de alguma maneira António Lobo Antunes (ALA) que ele próprio escolheu da sua biblioteca pessoal. Precisava de uma identidade forte que fosse transversal aos estilos completamente distintos de títulos escolhidos por ALA. Ganhou essa identidade através de uma abordagem minimal com 3 elementos - a font que é minha (Alvoface), uma imagem em alto contraste e uma cor luminosa que vai variando.

Wednesday, March 18, 2009

AlvoFace


Título: AlvoFace // Agência: AlvoTypeFoundry // Designer: Luís Alvoeiro

Esta foi a primeira font que desenhei. Quando o Neville Brody lançou o seu primeiro livro fiquei fascinado pela economia de desenho e simetria da sua TypeSix, font utilizada no logo da revista FACE. Nessa altura o Mac não tinha ainda muitas fonts. Ao passar pela Rua da Escola Politécnica junto ao Príncipe Real passei por uma montra que dizia "CASA DA MOEDA" que tinha uma font que seria provavelmente dos anos 30 que senti que era muito portuguesa. O que mais me chamou a atenção era a virilidade da perna central do E que parecia estar contente de me ver.
Decidi casar a Type Six com esse conceito e nasceu a AlvoFace.

2 Diários e 1 Azulejo > curta metragem animação

www.curtasmetragens.pt
Este link refere-se a uma curta de animação tradicional que realizei juntamente com Afonso Cruz e Jorge Margarido baseado em 3 contos do Mário de Sá Carneiro.
Foi premiada no Cinanima como o melhor filme português.
Produção Animanostra.

Thursday, March 12, 2009

Cervejas Tagus


Branca Ruiva e Preta

Cliente: Tagus // Título: Rótulos // Agência: Lowe Lisboa //
Designer: Luís Alvoeiro // Naming: Afonso Cruz (Rouge)

Imagino ser um dos fetiches de praticamente qualquer designer > ter no frigorífico uma "jola" desenhada por si.
Eu realizei esse fetiche.

World Bank of Creativity


Cliente: M2 | Título: Calendário 2009 | Agência: Ivity | Designer: Luís Alvoeiro

Todos os anos é muito esperado o calendário da M2. O Sr. Martins já nos habitou ao melhor. Desta vez foi feito em parceria com a Ivity. Cada mês é dedicado a um país imaginário cada um com a sua moeda que representa o dinheiro que nunca desvaloriza > o dinheiro da criatividade. A mim calhou o mês 7 com inspiração no Japão.

Desde que fiz uma viagem ao Japão que fiquei fascinado com a cultura de organização, cooperação e design.
Quando fazemos um exercício de memória a primeira coisa que nos vem à cabeça é o minimalismo e a simplicidade engenhosa que encontramos nos objectos japoneses. O grande desafio foi casar isso com o requinte mínimo e detalhe que dão realismo a uma nota. Os elementos circulares acentuam esse minimalismo com influencia óbvia na bandeira. Todos os elementos que trazem o detalhe necessário são de influência tradicional. Padrões quase sempre com elementos da natureza, nuvens, flores, água, peixes e pássaros.

Civipartes > identidade




Cliente: Civipartes // Título: Identidade // Agência: Lowe // Direcção de projecto: João França Martins // Designer: Luís Alvoeiro

Identidade de uma companhia que vende peças automóveis especializada em pesados. João França Martins, com um briefing bem estruturado, chegou à ideia do Puzzle que serve de metáfora visual para "a peça que falta" constituindo uma boa mnemónica. Bastante ilustrativo de como gosto de abordar a construção de marcas.

IMI > linguagem institucional



Cliente: IMI // Título: Mural // Agência: Lowe // Designer: Luís Alvoeiro + Maria João Lima

Depois de regrado o sistema de identidade pela minha colega Maria João Lima, desenvolvemos este estudo de animação gráfica baseado no sistema da própria identidade para ter uma linguagem decorativa que uniformizasse os diferentes espaços utilizados como consultórios.

Cadernos do Museu > Newsletter




Cliente: C.M. Oeiras // Título: Cadernos do Museu da Pólvora Negra // Agência: Blug // Designer: Luís Alvoeiro

Newsletter da Câmara Municipal de Oeiras sobre o Museu da Pólvora Negra

TUA-Barragem > identidade



Cliente: EDP // Título: TUA-Barragem // Agência: Lowe // Designer: Luís Alvoeiro

Identidade que identifica a comunicação do projecto da Barragem do rio Tua.

Revival Lisboa > identidade




Cliente: Revival Lisboa // Título: Identidade // Agência: Blug // Designer: Luís Alvoeiro

Projecto imobiliário de recuperação da baixa de Lisboa.

Fundação Eugénio de Almeida > identidade


Cliente: F. Eugénio de Almeida // Título: ID // Agência: Novodesign // Designer: Luís Alvoeiro

Identidade das que maiores elogios recebeu apesar da sua abordagem ser muito clássica. A assinatura caligráfica é do próprio Eugénio de Almeida. A sua aprovação final foi difícil porque a viúva de Eugénio de Almeida sentiu a presença da caligrafia demasiado íntima para ser usada como identidade. No entanto acabou por reconhecer que era a melhor maneira de mostrar o quanto pessoal era a obra e o património deixado. Uma homenagem ao seu autor em forma de identidade.

Novodesign > logótipo


Cliente: Novodesign // Título: ID // Agência: Novodesign // Designer: Luís Alvoeiro + Paulo Rocha

Identidade e desenho de font. Esta font foi bastante cobiçada tendo sido mesmo utilizada na nova identidade da Optimus. É polémico, eles negam mas eu desenhei-a, conheço-lhe as virtudes e os defeitos. Para mim representa os anos de ouro passados ao lado de uma família profissional que nunca esquecerei.

Monday, March 9, 2009

Helpin > identidade



Cliente: Nações Unidas UNHCR // Título: Helpin // Agência: Ivity // Naming: Mara Jesus // Designer: Luís Alvoeiro

Agência para ajuda aos refugiados. Rede nacional criada para angariar fundos que irá ser estendida internacionalmente.

Restaurante Terreiro do Paço > identidade





Cliente: Restaurante Terreiro do Paço // Título: Identidade // Agência: Blug // Designer: Luís Alvoeiro

Identidade do Restaurante Terreiro do Paço, premiada com bronze no concurso do clube de criativos.

Delta cafés > identidade


Cliente: Delta cafés // Título: ID // Agência: Novodesign // Designer: Luís Alvoeiro + Paulo Rocha

Um dos projectos de identidade da minha co-autoria que maior visibilidade teve a nível nacional e internacional. Ainda hoje este redesenho está actual e faz parte do nosso dia-a-dia há anos, tal como outros que tive a sorte e o privilégio em projectar.

Calcantes > identidade



Cliente: Calcantes // Título: ID + aplicações // Agência: Blug // Designer: Luís Alvoeiro + Nuno Magro

A Calcantes é uma sapataria com um posicionamento de vanguarda que concorre directamente com a Prof. O packaging ficou a cargo do Nuno Magro.

air26 > identidade




Cliente: air26 // Título: Linha aérea comercial Angola // Agência: Lowe Lisboa // Designer: Luís Alvoeiro

Projecto em que me agradou muito trabalhar mas que, como outros feitos para Angola, nunca obtivemos sequer uma resposta. Não deixa de ser estimulante desenhar uma companhia aérea. É uma companhia comercial interna vocacionada para viagens de negócio.
Em breve terei um projecto destes concretizado para mostrar.

Hospitais SA





Cliente: Hospitais SA // Título: dossier + capa de CD // Agência: Blug // Designer: Luís Alvoeiro

Este projecto deu efectivamente muito gozo a ser projectado porque torna Portugal numa espécie de Holanda dos pequeninos. É conhecido a apetência da Holanda por consumir design caindo no exagero de Rudy Vanderlans (co-fundador da Emigre) uma vez ter dito que saiu da Holanda porque o Estado já era o melhor cliente de projectos de design.
Este projecto resume-se a uma capa de dossier e de CD mas acabou por ser um processo sem refinamentos e emendas. Vindo do ministério da saúde é curioso. Ah, e pagaram a tempo e horas.
O M ao lado da figura humana é a mnemónica forte do projecto que simboliza obviamente manual + pessoas > Manual de Recursos Humanos.